quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Ano Novo... A importância de começar e continuar...

“O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol”. (Eclesiastes 1:9 NVI)

É bom avaliar o que passou e fazer propósitos para o amanhã. Entretanto não basta desejar que coisas novas e boas aconteçam. É preciso semear o bem,pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7). É preciso orar, planejar, e orar e trabalhar para que as coisas aconteçam.

2016 não será diferente se não fizermos nada diferente do que fazemos.

Eu fiz dois propósitos pessoais para 2015 e não alcancei nenhum. Entretanto, estou no caminho... já estou mais perto do que estava antes, porque caminhei na direção de alcançar. E sei que o que importa para o amanhã será resultado do que comecei ontem.

Quando você apenas deseja ou sonha com algo, mas não semeia nem trabalha para que se realize o que sonha, dificilmente alcançará o que quer.

Você poderia até dizer que José sonhou e não fez nada para que acontecesse o que aconteceu. Que tudo foi Deus que providenciou. É verdade que Deus trabalhou por ele. Mas ele também trabalhou em harmonia com Deus. Se José não tivesse tomado as posições certas em cada oportunidade e se não fosse fiel e confiante, não teria obtido o êxito que obteve. José andou alinhado com a vontade de Deus e, por isso, alcançou o propósito de Deus. A história está no Gênesis, capítulos 37 a 50.

Às vezes desejamos que o ano novo seja diferente do que passou, mas tudo será uma continuidade. Se você estiver indo para o Sul, nunca espere chegar ao Norte por acaso.

Para que o ano novo seja diferente, precisamos estar num processo, numa rota que produzirá diferença.

Todos querem prosperidade, mas poucos trabalham para isto por meio de disciplina e sacrifícios. A grande maioria confia no acaso e na sorte. Por isso tanta gente joga na loteria, na ilusão de que tudo ficará melhor sem esforço e disciplina. E muitos jogam tanto que, se pusessem o dinheiro numa poupança sistematicamente, no final teriam um bom valor acumulado para compor a aposentadoria. Mas jogam o dinheiro fora na tola esperança de enriquecer sem trabalho e sem se privar dos prazeres imediatos.

Este tipo de novo não existe. Se você quer ser doutor, precisa primeiro passar no vestibular ou no ENEM. Nunca poderá chegar no destino sem andar na estrada.

Assim, o que há de novo é o que se faz novo pelos antigos caminhos.

A vida é cheia de surpresas, podemos nem estar vivos no final de 2016. Isto pertence a Deus. Mas nada será novo para você se você não começar a caminhar para chegar.


Que você trabalhe na direção certa, e que 2016 seja abençoado por Deus pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário