domingo, 10 de julho de 2011

Espíritos


Atos 16:16-21
(16)  Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
(17)  Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.
(18)  Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.
(19)  Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades;
(20)  e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade,
(21)  propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos.

É interessante notar como a Bíblia afirma e descreve a existência de espíritos que realizam coisas sobrenaturais. Entretanto, jamais atribui a estes espíritos uma qualidade positiva ou aprova a sua atuação.

Veja que a jovem deste texto tinha um espírito que predizia o futuro e, por isso, ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações.

Esta prática e estes espíritos sempre acompanharam a humanidade.

E Deus sempre advertiu seu povo quanto aos seus perigos:

"Não vos voltareis para os necromantes (que consultam os mortos), nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus."  (Levítico 19:31)

"Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?"  (Isaías 8:19)

Este é um velho engano no qual muitos caem, pois há muitas práticas e ensinos religiosos baseados no relacionamento e consulta a estes espíritos. Há até religiões inteiras fundamentadas nestes fenômenos e ensinos enganadores

E, infelizmente, mesmo muitos cristãos caem em confusão, pois, em vez de procurar a direção de Deus, em oração e por meio das Escrituras e do conselho dos verdadeiros profetas de Deus, andam de um lugar para outro buscando uma palavra de “revelação” ou “profecia” que lhes sirva de guia.

Deixam de ouvir a voz de Deus e, considerando o sobrenatural como um sinal de Deus, aliam a isto o engano do seu próprio coração.

"Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo."  (Jeremias 29:8)

Creio em profecias e palavras de Deus, pois isto é bíblico. Entretanto já vi muitos se desencaminharem e caírem no erro em que Israel caiu muitas vezes nos tempos antigos.

Não nos deixemos enganar. Deus sabe tudo, mas não coloca seu conhecimento a serviço de nossas ambições. Deus não se presta a ficar nos dizendo o que vai acontecer amanhã, ele nos dá direção por princípios e quer que aprendamos a confiar nele em todas as circunstâncias. Deus não manipula, aconselha. Deus não quer que sejamos enganados e, por isso nos deu sua Palavra e seu Espírito.

Assim, devemos aprender que nem tudo que é sobrenatural ou impressionante vem de Deus, e que o mais sábio, portanto, é ter um padrão seguro para julgar todas as coisas: a Palavra de Deus.

Um comentário:

  1. A paz do Senhor Pastor, passeí pelo seu blog e gosteí , mensagens de muita sabedoria. Sou João Marcos, sou da IMUB de Ferraz de Vasconcelos-São Paulo e sou irmão do Pastor Eliséu da IMUB de São Luís do Maranhão.
    Pastor Edison, deixo o meu blog.
    http://joaomarcos-salvoparasalvar.blogspot.com/

    ResponderExcluir