quarta-feira, 15 de junho de 2011

Lições de um fracasso

Mateus 26.69-74

69 Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: “Você também estava com Jesus, o galileu”.
 70 Mas ele o negou diante de todos, dizendo: “Não sei do que você está falando”.
 71 Depois, saiu em direção à porta, onde outra criada o viu e disse aos que estavam ali: “Este homem estava com Jesus, o Nazareno”.
 72 E ele, jurando, o negou outra vez: “Não conheço esse homem!”
 73 Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: “Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia”.
 74 Aí ele começou a lançar maldições, e a jurar: “Não conheço esse homem!” Imediatamente um galo cantou.
 75 Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E, saindo dali, chorou amargamente.

Pedro nega a Jesus apesar da afirmação tão confiante feita anteriormente (veja Mt 26.35: Mas Pedro declarou: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros discípulos disseram o mesmo.)

Pagamos um preço muito alto quando confiamos em nós mesmos e contradizemos a palavra do Senhor - lembre-se de que Jesus tinha dito que todos o deixariam e Pedro o contradisse.

Pedro não era covarde. Ele realmente estava pronto para enfrentar a morte por Jesus, mas não sem lutar. Ele foi o primeiro a atacar a guarda sacerdotal com uma espada e Jesus teve que impedi-lo de continuar.

Ele poderia até morrer (veja 26.51, 52), mas não no espírito (isto é, na força da sua carne, sua força natural, e não por uma capacidade superior concedida pelo Espírito de Deus ao seu espírito). (desculpem, eu tinha publicado antes sem o não. Ficou incompreensível).

Não estava disposto a entregar-se à morte por seu Senhor como este faria por ele e por todos nós.

Pedro cometeu três erros em cascata: 1) confiou em si mesmo; 2) considerou-se melhor que os demais e, 3) contradisse ao Senhor.

Quando Jesus se entregou sem resistência, Pedro, confuso e amedrontado, esqueceu-se do "juramento" que fizera.

Podemos cometer os mesmos erros e, por isso, devemos temer.

Amar a Deus na força da carne (nossa força natural) só nos faz nega-lo no momento em que mais deveríamos confessa-lo (admitir nossa total dependência e submissão a ele).

Minha oração é que o Senhor me ajude a perceber o quanto o meu coração é enganoso e assim, temendo nega-lo, eu possa receber forças para manter meu compromisso com ele em quaisquer circunstâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário