sexta-feira, 17 de junho de 2011

Submissão e separação


Atos 2.36-40

36 “Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”.
 37 Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?”
 38 Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
 39 Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar.
 40 Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: “Salvem-se desta geração corrompida!”

A conversão a Cristo passa pela inevitável compreensão a respeito de quem é Jesus e de quão perverso é o mundo que nos cerca (Veja Hebreus 1.3, João 7.7 e 1João 5.19). A partir daí, ela se consolida numa decisão firme e consciente de submissão a Jesus.

Os primeiros discípulos entenderam que antes haviam rejeitado a Jesus como o seu Cristo (Senhor), mas agora deviam arrepender-se e submeter-se a ele. 

Antes haviam concordado com a sua geração corrompida que havia rejeitado a Jesus, mas agora deviam salvar-se dela e rejeitar seus valores e influência.

A conversão implica numa mudança total de atitude para com Deus, submetendo-se a Cristo, e um rompimento com o espírito e os valores do sistema vigente.

Esta conversão, que procede de um coração quebrantado (veja o verso 37), será coroada com a operação sobrenatural de Deus, que é o dom do Espírito Santo.

Depois disso, faz sentido a Igreja como a verdadeira sociedade alternativa. Não como uma instituição ou um lugar a freqüentar, mas como comunidade onde se reparte o pão (veja os versos 42-47). Pois quem rejeita a geração corrompida ao seu redor não pode caminhar sozinho. Precisa andar com aqueles que, como ele, estão nadando contra a correnteza.

Precisamos entender como é forte a influência da geração corrompida que nos cerca e ser determinados em nossa submissão a Cristo para que, tendo o poder do Espírito Santo, possamos ir em direção contrária à torrente de maldade que assola o mundo.

Ó Deus, dá-nos graça para sermos teu povo santo no meio de uma geração incrédula e perversa. Conscientiza-nos de quanto estás distante do modo de pensar deste mundo e transforma-nos na semelhança do teu Filho amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário