terça-feira, 21 de junho de 2011

A obediência traz o auxílio

Josué 5.5-9, 13-15

 5 Todos os que saíram haviam sido circuncidados, mas todos os que nasceram no deserto, no caminho, depois da saída do Egito, não passaram pela circuncisão.
 6 Os israelitas andaram quarenta anos pelo deserto, até que todos os guerreiros que tinham saído do Egito morressem, visto que não tinham obedecido ao Senhor. Pois o Senhor lhes havia jurado que não veriam a terra que prometera aos seus antepassados que nos daria, terra onde há leite e mel com fartura.
 7 Assim, em lugar deles colocou os seus filhos, e estes foram os que Josué circuncidou. Ainda estavam incircuncisos porque não tinham sido circuncidados durante a viagem.
 8 E, depois que a nação inteira foi circuncidada, eles ficaram onde estavam, no acampamento, até se recuperarem.
 9 Então o Senhor disse a Josué: “Hoje removi de vocês a humilhação sofrida no Egito”. Por isso até hoje o lugar se chama Gilgal.


13 Estando Josué já perto de Jericó, olhou para cima e viu um homem em pé, empunhando uma espada. Aproximou-se dele e perguntou-lhe: “Você é por nós, ou por nossos inimigos?”
 14 “Nem uma coisa nem outra”, respondeu ele. “Venho na qualidade de comandante do exército do Senhor.” Então Josué prostrou-se com o rosto em terra, em sinal de respeito, e lhe perguntou: “Que mensagem o meu senhor tem para o seu servo?”
 15 O comandante do exército do Senhor respondeu: “Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é santo”. E Josué as tirou.



A obediência ao Senhor é fundamental para que venha o seu auxílio.

É interessante como podemos ser obedientes em algumas coisas e descuidados em outras.

Fico pensando por que razão Moisés, com todo o seu zelo, não determinou aos filhos de Israel que circuncidassem seus meninos durante a peregrinação no deserto. Não tenho resposta para isto.

Josué circuncidou aquela geração que não havia sido circuncidada. E também celebrou a Páscoa.

O Senhor os chamou de volta à aliança, pois a circuncisão (postectomia) era o sinal da aliança de Deus com Abraão.

Fora um descuido do povo não ter circuncidado aqueles homens ao nascerem. Agora isto custou um tempo a mais de espera, e uma dor maior.

Mas o mais interessante é que, havendo Josué circuncidado o povo, veio o Príncipe do exército do Senhor para guerrear em favor de Israel.

Precisamos observar nossos próprios caminhos.

Às vezes não estamos preparados para a luta porque há algo faltando. Há algum ponto em que não prestamos atenção e não obedecemos.

O Senhor mesmo vai a nossa frente quando estamos totalmente de acordo com a sua vontade.

Que o Senhor ilumine meus olhos e me ajude a ver onde tenho falhado e o que preciso acertar.

Oremos como o salmista: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23-24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário